O Centro Multimeios de Espinho promove, esta segunda-feira, uma jantar que dedicado ao Dia de São Valentim que terá como cenário o espaço sob a cúpula do planetário, em que se irão projectar panorâmicas a 360 graus de vários objectos celestes.
António Pedrosa é o astrónomo que dirige o planetário de Espinho e considera que a iniciativa "é diferente" das habituais ofertas relacionadas como dia 14 de Fevereiro, mas assegura que a proposta envolve dois conceitos próximos entre si: "A ideia de que a esfera celeste é perfeita e imutável, a beleza intrínseca de um céu estrelado ou o cariz idílico da lua são alguns dos pontos que relacionam a astronomia com o romantismo".
Poesia declamada ao vivo, concertos de piano e violino, e projecções de "belas imagens das nebulosas do universo que rodeia a Terra" constituem a oferta que complementa o jantar, que irá decorrer no interior do planetário, mas depois se prolonga pelo restante espaço do Centro Multimeios, nessa altura já disponível para usufruto do público em geral.
António Pedrosa não quer desvendar a surpresa, mas adianta que haverá no evento "uma grande abundância de temas que associam o homem aos astros e às constelações".
O astrónomo acredita que a exibição pedagógica desses objectos celestes irá demonstrar em que medida há ligações românticas entre os vários fenómenos do céu.
"Pode ser pelas cores, pelas formas ou até pelos bailados que esses objectos proporcionam quando a força da gravidade se manifesta, tal como acontece com os planetas a girar em volta do sol", observa.
in JN
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!