quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Igreja Futurista


Suécia reconhece igreja que defende partilha de ficheiros online

A Suécia tornou-se o primeiro país a reconhecer oficialmente uma igreja que tem como base o "acto sagrado de copiar e partilhar ficheiros na Internet".

A Suécia reconheceu oficialmente, durante a quadra natalícia, a "Missionary Church of Kopimism" (qualquer coisa como Igreja Missionária do Kopimismo), uma organização que tem a cópia e partilha de ficheiros online como um acto sagrado. 

A informação é hoje, quarta-feira, adiantada pelo website TorrentFreak que já foi, no entretanto, citado por órgãos como a Wired UK ou o Huffington Post. O artigo cita um "press release" da congregação de "file sharers" (pessoas que partilham ficheiros na Internet), onde a organização garante que as autoridades suecas reconheceram oficialmente a sua igreja "mesmo antes do Natal".

 No entanto, isto não significa que copiar ficheiros online seja, agora, permitido legalmente. A partilha de ficheiros que viole os direitos de autor continua a ser ilegal, mas a congregação espera que isso mude num futuro próximo.

A igreja nasceu em 2010 pelas mãos de um estudante de filosofia de 19 anos, Isak Gunderson, com o objectivo de tornar a partilha online como um acto religioso, e, portanto, defendido pela constituição sueca. Os seguidores desta congregação são conhecidos como "kopimistas" e partilham, claro está, muitos ficheiros online. Para eles, a informação é sagrada, pelo que copiar é um sacramento: os seus símbolos são o CTRL+C e CTRL+V (utilizados para "copiar" e "colar" num computador). A igreja espera, com esta decisão, que tenha sido dado mais um passo rumo ao dia em que os praticantes possam "viver a fé sem medo de perseguição". 

"Acho que mais pessoas terão a coragem de se assumirem como 'kopimistas' agora", revela o fundador, ao TorrentFreak.  

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!