Ouro nos Jogos Olímpicos premiado com uma vaca
Os atletas sul-africanos medalhados com ouro nos Jogos Olímpicos de Londres tiveram direito a uma recompensa invulgar: uma vaca oferecida por um criador nacional.
Jan Scannel, mais conhecido como Jan Braai (João Churrascos, na tradução para português), entregou na sexta-feira os apreciados prémios aos desportistas sul-africanos, de regresso ao país, após participarem nos jogos de Londres.
Os campeões de remo Sizwe Ndlovu e Matthew Brittain escolheram dois bezerros da fazenda Scannel, enquanto os companheiros James Thompson e John Smith optaram por carne seca e bifes frescos.
O medalhado Sizwe Ndlovu vai levar o seu troféu para a quinta de uns amigos em Pietermaritzburg, onde cresceu, enquanto a bezerra de Brittain irá para uma exploração em Lydenburg.
Sizwe Ndlovu manifestou-se encantado com o invulgar prémio, avaliado em cerca de 700 euros, e aproveitou para brincar com a tradição zulu de oferecer o gado à família da noiva, conhecida por "lobola".
"Do ponto de vista cultural é como se tivesse recebido uma «lobola» por casar-me com uma medalha", afirmou o desportista, segundo publicou hoje o Beeld.
O campeão de natação Cameron Van der Burgh, optou por trocar a sua vaca por 140 quilos de salsichas que entregou depois a 252 crianças de um orfanato no bairro de Alexandra, em Joanesburgo.
Chad Le Clos, vencedor da medalha de outro nos 200 metros mariposa, ainda não decidiu o que fazer com a sua cabeça de gado, adiantou um jornal sul-africano.
in JN
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!