Usou fundo para o funeral para concorrer às eleições
Um japonês de 94 anos usou as poupanças para o seu funeral para se candidatar às eleições legislativas no Japão, a decorrer no próximo domingo.
Ryokichi Kawashima é o candidato mais velho à eleição para a câmara baixa do parlamento nipónico.
O candidato, que apelou, esta sexta-feira, ao voto em Hanyu, no norte de Tóquio, explicou, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, que se envolveu na política para acabar com as asneiras cometidas por uma geração mais nova.
"Sou candidato em nome dos mais fracos", afirmou Kawashima, um dos 1504 concorrentes que disputam 480 lugares na Câmara dos Representantes.
O nonagenário disse que o que o motivou a apresentar a candidatura foram as suas preocupações relativamente aos candidatos da direita, como o conservador antigo primeiro-ministro Shinzo Abe e antigo governador Shintaro Ishihara. "As palavras 'orças armadas saem-lhes da boca por tudo e por nada", disse o candidato, ao diário "Sports Hochi", na semana passada.
"Nós rendemo-nos incondicionalmente na guerra. Eu fiquei preocupado com aquilo em que o Japão se tornou", afirmou o veterano da Segunda Guerra Mundial, que passou sete anos na linha da frente na China.
O indivíduo diz ter levantado três milhões de ienes (27500 euros) das suas poupanças para pode pagar o depósito exigido aos candidatos às eleições. "Eu poupei o dinheiro da minha pensão para despesas com o meu próprio funeral", disse Kawashima.
O ancião, que vive sozinho, falou também das suas expetativas eleitorais: "Falando honestamente, sou capaz de não ganhar, mas queria vincar a minha posição".
O Japão tem uma das populações mais velhas do mundo, com mais de 23% dos habitantes com idades superiores a 65 anos, de acordo com estatísticas oficiais.
Muitos dos políticos no Japão têm idades superiores aos dos seus homólogos de noutras nações desenvolvidas, incluindo Shintaro Ishihara, que foi governador de Tóquio e que aos 80 anos é líder do Partido da Restauração do Japão.
O candidato mais novo às eleições legislativas do próximo domingo é Kazuya Aoki, 24 anos, um antigo assistente de um membro do parlamento.
in JN

Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!