quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Casamento por amor é considerado vergonhoso e é banido


Casamento por amor é considerado vergonhoso e é banido


casamento amor
Na vila de Asara, no nordeste da Índia, as mulheres com menos de 40 anos não podem andar sozinhas, usar telemóvel ou mostrar o rosto. E, recentemente, foram proibidas de se apaixonarem.

O Panchayat, conselho do vilarejo que é formado por anciões, decidiu banir o casamento por amor, já que isso seria um comportamento inadequado, que estaria a trazer vergonha para a sociedade de Asara. A partir de então, apenas os casórios arranjados pelos pais são celebrados na região.
A medida foi vista com maus olhos pelas organizações que lutam pelos direitos das mulheres no país. De acordo com Mamta Sharma, da National Comission for Woman, a nova “lei” de Asara é risível. Já Sudha Sunder Raman, que pertence à India Democratic Women’s Association, afirma que “a noção de que as mulheres até aos 40 anos precisam de proteção e precisam ser controladas é extremamente chauvinista e vai contra todas as normas básicas”.
Embora o Panchayat não tenha o poder de definir leis que sejam validadas pela constituição do país, ele exerce enorme influência sobre os moradores de Asara. E tentar contestar as decisões pode ser uma decisão perigosa: para mulheres que agem fora do padrão criado por eles, há a… pena de morte.
Prova disso é um caso recente de violência, em que um pai arrancou a cabeça da filha após matá-la. O motivo? Ela estaria apaixonada por outro homem, após deixar o seu primeiro marido.

in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!