sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Ilha canadense oferece exílio a críticos de Trump


Ilha canadense oferece exílio a críticos de Trump


A ascensão do polêmico magnata e pré-candidato republicano Donald Trump deu um impulso insólito à oferta de uma ilha canadense de acolher americanos.

Ilha canadense oferece exílio a críticos de Trump, pré-candidato do partido Republicano à presidência dos EUA (Foto: Joshua Roberts/Reuters)
A ilha de Cape Breton, no extremo nordeste da província de Nova Escócia, oferece dar as boas-vindas a qualquer um que não suporte a ideia de ver Trump na presidência dos Estados Unidos.
"Não espere que Donald Trump seja eleito presidente para encontrar outro lugar para viver!", anuncia um site da ilha.
"Comece agora. Dessa forma, no dia da eleição, você só tem que pegar um ônibus para iniciar sua nova vida em Cape Breton, onde as mulheres podem abortar, os muçulmanos podem caminhar com liberdade e os únicos 'muros' existentes são os que sustentam os tetos das nossas casas", acrescenta.
O DJ de uma rádio local concebeu a ideia e projetou um site na Internet, vinculado a uma agência de turismo para oferecer uma alternativa aos vizinhos do sul.
A promoção de Cape Breton exibe as belezas naturais da costa, da gastronomia, as possibilidades de navegar, de avistar baleias e menciona suas acessíveis residências e sistema de saúde universal - em nítido contraste com a retórica dura de Trump.
"Certamente que não nos preocupam as afinidades políticas, todos são bem-vindos", declara a encarregada da área de turismo de Cape Breton, Mary Tulle, à AFP.
"Talvez Donald Trump se interesse por fazer uma visita", afirma, observando que sua mãe falava gaélico (idioma falado na Escócia, onde nasceu a mãe do magnata) e que a maioria dos moradores da ilha tem raízes gaélicas e acádias (de ascendência francesa).
O site de Cape Breton recebeu nas últimas semanas mais de 300.000 visitas, mais do que as que recebia em todo o ano. Cerca de 5.000 americanos requisitaram informações sobre a ilha, regras migratórias, residência e oportunidades de emprego, assegurou Tulle.
Trump lidera as pesquisas das prévias republicanas para eleger o candidato do partido na eleição presidencial de 8 de novembro.
in G1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!