quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Deputados japoneses à pancada por causa de lei pacifista

Deputados japoneses à pancada por causa de lei pacifista


Deputados japoneses envolveram-se, esta quinta-feira, em confrontos físicos durante um debate no parlamento sobre um projeto de lei de segurança que poderá autorizar, pela primeira vez em décadas, o envio de militares do Japão para conflitos no estrangeiro.
 
Membros da oposição e da coligação no poder protagonizaram cenas bastante incomuns no parlamento nipónico, ao começaram aos empurrões e socos uns aos outros, enquanto o presidente de uma comissão foi cercado.
O deputado da oposição Tetsuro Fukuyama fez de seguida um discurso emocionado para explicar porque é que o seu partido tinha apresentado uma moção para tentar impedir a adoção da reinterpretação da Constituição pacifista do Japão.
"Será que o partido no poder ouve a voz do povo? Vocês fazem tudo o que vos apetece porque são a maioria. Isto parece-vos bem?", afirmou quase em lágrimas.
A tensão cresceu após o adiamento da votação de uma comissão esta noite, durante a qual os deputados bloquearam as portas e lotaram os corredores em protesto.
Milhares de pessoas têm saído à rua quase todos os dias nas últimas semanas, num país onde as manifestações são raras.
Treze pessoas foram presas na noite de quarta-feira, de acordo com a imprensa japonesa, "por obstrução à polícia" durante uma manifestação que reuniu cerca de 13.000 pessoas no parlamento.

in JN
.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!