Hóspedes pagam para tomar banho em águas radioativas
Um banho em água radioativa pode não parecer, à primeira vista, uma ideia muito sensata, mas quem defenda que esta prática traz mais benefícios do que malefícios para a saúde. E por isso, há quem pague, e muito, para usufruir deste tratamento alternativo. O banho em água radioativa é uma das maiores atrações de Jachymov, uma cidade da República Checa, que foi o cenário de uma reportagem da BBC.
A colinas da cidade de Jachymov estão repletas de urânio e de minas que foram muito exploradas durante a Segunda Guerra Mundial, mas que, entretanto, foram desativadas.
É nesta cidade checa que fica o Radium Palace, um resort e spa de luxo, cujo edifício data de 1912. Neste hotel, hóspedes de todas as nacionalidades procuram algo mais do que descanso: buscam o alívio para uma série de dores, para distúrbios neurológicos ou outras doenças como a artrite. E ali espera-os um tratamento diferente e dispendioso: um banho em águas com radão, um gás radioativo que é um subproduto do urânio.
Vacçav Pucelik é um dos doentes que frequenta o resort há 30 anos consecutivos. Pucelik sofre de uma doença inflamatória crónica que afeta as articulações axiais. À BBC contou que os benefícios deste tratamento superam em muito os malefícios.
in TVI24
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!