quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Homem vive sozinho numa ilha há 28 anos

Homem vive sozinho numa ilha há 28 anos

Um homem, de 78 anos, vive sozinho na ilha de Budelli, em Itália, há 28 anos. Mauro Morandi nunca se identificou com o resto da sociedade e, quando o seu barco foi arrastado para a ilha italiana, optou por ficar por lá e viver completamente isolado.
Segundo a revista National Geographic, em 1989, no mar entre a Sardenha e Córsega, o motor do barco de Mauro avariou. O homem ficou à deriva, mas, com a força da água, o barco foi empurrado e acabou por atracar na margem da ilha de Budelli. Quando Mauro Morandi soube que o caseiro da ilha se tinha reformado, vendeu o barco e decidiu ficar a substituí-lo. Desde então que vive sozinho na ilha.
A ilha de Budelli pertence ao Parque Nacional do Arquipélago de Maddalena e é conhecida pela sua “Praia Rosa”, onde a areia é cor-de-rosa. A tonalidade incomum da areia é consequência de fragmentos de corais e conchas, que foram reduzidos a pó, lentamente, pela força das ondas do mar.
No início dos anos 90, o governo italiano reconheceu o “alto valor natural” da “Praia Rosa”. Por isso, a praia foi fechada, para que o seu ecossistema fosse preservado, e apenas algumas zonas permanecem acessíveis aos visitantes.
Depois de uma batalha legal de três anos, entre um empresário da Nova Zelândia e o governo italiano, para se decidir a quem pertencia a terra, o tribunal decidiu que a ilha de Budelli pertencia ao Parque Nacional da Maddalena.
Nesse mesmo ano, o parque questionou o direito de Mauro Morandi morar na ilha, o que deu origem à criação de uma petição, que já conta com mais de 18 mil assinaturas, que protesta contra o despejo do homem de 78 anos. O objetivo da petição é pressionar os políticos locais, para que Mauro Morandi não seja expulso da ilha.
Eu nunca irei sair daqui. Espero morrer aqui, ser cremado e ter as minhas cinzas dispersas no vento”, afirmou o habitante da ilha, de acordo com a National Geographic.


In TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!