terça-feira, 13 de abril de 2010

Padre Roqueiro

Padre espanhol reza missa com rock, rap e blues

O cenário é uma catedral espanhola gótica do século 14 mas, em vez de música sacra, o padre canta rock. O rito de entrada é um blues e o ofertório chega com uma versão rap do Pai Nosso. Parece um show, mas é a primeira missa roqueira celebrada em uma basílica.
O título é esse mesmo: missa roqueira, definição do sacerdote espanhol Joan Enric Reverté, mais conhecido como Padre Jony. A cerimônia foi celebrada na semana passada em homenagem a padroeira da cidade de Tortosa, a Nossa Senhora da Consolação, ou Virgem da Cinta.
Acompanhado por guitarras e baixos eléctricos, bateria, teclado, iluminação colorida e vídeos, o sacerdote vocalista cantou no altar suas versões roqueiras de clássicos do cancioneiro católico, como O Pescador de Homens.
E levantou a plateia, cerca de 500 fiéis que lotaram a basílica, com as interpretações do Pai Nosso e Aleluia em rap.
Padre Jony disse à BBC Brasil que o objectivo de missas como esta é aproximar os jovens da igreja, "porque eles também têm inquietações espirituais e não encontram os canais adequados".
"A igreja deve dar os primeiros passos para esta aproximação, utilizar novas linguagens para que estes jovens possam se expressar", prosseguiu.
in BBC Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!