terça-feira, 19 de julho de 2011

Pinta 3D pelo Mundo

Americano cria arte em 3D nas ruas de todo o mundo

A obra ‘Incidente em Waterloo’ foi feita em 2007 na famosa estação londrina. A moça, que parece estar deitada num sofá, está na verdade no chão. Wenner chegou a esse resultado calculando a visão do espectador com régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão.
Com experiência na Nasa e a ajuda da geometria, o artista americano Kurt Wenner especializou-se em criar ilusões de ótica nas calçadas de dezenas de cidades do mundo.
Agora, esse trabalho está sendo compilado no livro Asphalt Renaissance, que será lançado em 2 de agosto.
O interesse pela arte de rua surgiu há quase 30 anos, quando o artista começou a desenhar em calçadas de Roma, Itália, na tentativa de obter sustento.
"Eu observava os tetos barrocos, muitos deles com trabalhos de perspectiva", disse por telefone à BBC Brasil. "Comecei a experimentar nas ruas."
O uso da perspectiva já era aplicado na arte europeia para dar a ilusão de figuras flutuantes nos afrescos pintados nos tetos barrocos. Wenner usou noções de geometria para criar ilusões que, vistas a partir de um determinado ponto, dão a impressão de três dimensões na arte de rua.
Os cálculos são feitos sem computadores. Wenner usa régua, compasso e pedaços de barbante colados no chão para definir como será a visão da sua obra a partir de determinados pontos de vista.


in BBC Brasil

1 comentário:

  1. Eu já tive o imenso prazer d ver este artista a trabalhar em directo,pois fez um dos seus desenhos(um enorme carangueijo,puxado,plos trausentes,para cima d um cais,através d uma corda(pedaço verdadeiro,q junto ao desenho,dava a continuidade,pareçendo uma só(fantástico) q segurávamos,e q vista d uma certa posição,dava a fantástica sensação d q éramos mesmo nós a puxar o crustáceo(eu inclusive,tirei fotos e tudo,com a corda na mão a puxar o crave.O efeito é real e toda a gente gostou,e inclusive,vou ao seu site,ver os seus magníficos trabalhos.Parabéns pla escolha e divulgação d tão bom artista

    ResponderEliminar

Obrigado pelas SUAS palavras!