Num país onde é normal os maridos terminarem casamentos sem sequer informarem as esposas, foi decretada uma nova lei que quer mudar esse paradigma. A medida, que entrou em vigor no domingo, tem como objetivo impedir os homens de terminarem casamentos sem o consentimento das esposas. Dessa forma, os tribunais da Arábia Saudita começaram este domingo a enviar notificações por mensagem de telemóvel.
Pode parecer estranho, mas no contexto saudita é um sinal de progresso. As mulheres da Arábia Saudita vão passar a ser notificadas por SMS quando os maridos pedirem o divórcio. Esta é uma nova lei, que entrou em vigor no último domingo, com o objetivo de terminar com os divórcios em segredo e de proteger as mulheres de serem alvo de separações conjugais sem o seu consentimento.
De acordo com a imprensa saudita, quando o marido se divorciar, a mulher passa a receber uma mensagem do tribunal com a informação de que a decisão número X foi emitida pelo tribunal em determinada data e que ela pode contactar o tribunal para obter uma cópia.
A nova medida promovida pelo príncipe-herdeiro Mohammed bin Salman “visa proteger os direitos das mulheres”, informa o governo em comunicado. De notar que a Arábia Saudita é um país onde a poligamia é frequente.
in TVI24
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!