terça-feira, 12 de julho de 2011

188 Dias em Protesto

Sul-coreana há 188 dias a protestar numa grua

Uma sul-coreana passou hoje o 188 dia consecutivo numa grua para protestar contra a supressão de postos de trabalho num estaleiro naval da Coreia do Sul.
Kim Jin-suk, de 52 anos, antiga funcionária do estaleiro naval Hanjin Heavy Industries and Construction, não sai de uma grua gigante com 35 metros de altura desde Janeiro, na cidade de Busan (no sul do país), de acordo com a agência noticiosa francesa AFP.
A electricidade que alimenta a grua foi cortada mas Kim continua a enviar mensagens para a rede social Twitter através de um telemóvel alimentado por energia solar.
O conflito começou em Dezembro quando 900 trabalhadores sindicalizados entraram em greve para protestar contra um plano de supressão de 400 postos de trabalho. A empresa respondeu com o encerramento do estaleiro.
Direcção e trabalhadores assinaram depois um acordo que previa a saída de 310 funcionários com o pagamento de compensações, mas 90 rejeitaram a proposta, indicou Ryu Jang-hyun, responsável sindical.
No sábado, milhares de manifestantes desfilaram em Busan para demonstrar o apoio aos trabalhadores despedidos. A polícia usou canhões de água para dispersar os manifestantes e deteve 50 pessoas.
Hanjin, que foi um dos dez maiores estaleiros do mundo reduziu as suas capacidades em Busan depois de ter aberto um outro estaleiro no porto de Subic Bay, nas Filipinas.


in Correio Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!