terça-feira, 12 de julho de 2011

Precisa-se de Coveiro

Ninguém quer ser coveiro na Póvoa de Varzim

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim está, há cerca de um ano, a tentar encontrar um trabalhador para integrar os quadros do município, mas até agora "sem sucesso". Em Maio de 2010, a autarquia decidiu integrar nos seus quadros um coveiro para o cemitério local, mas o único candidato que apareceu nos três concursos já realizados "não preenchia os requisitos pedidos, tendo chumbado nas provas práticas", adiantou Macedo Vieira à agência Lusa.
Quanto ao trabalho a realizar, o concurso especifica que este trabalhador terá que "proceder à abertura e aterro de sepulturas, ao depósito e ao levantamento dos restos mortais e cuidar do sector do cemitério que lhe está distribuído"
A remuneração para este emprego corresponde ao salário mínimo para a função pública, mas, "há sempre pessoas que deixam gorjetas muito generosas e, na maior parte dos meses, os coveiros conseguem duplicar os seus salários".
Macedo Vieira lamenta o vazio do concurso, sobretudo numa altura em que "as pessoas se queixam tanto da falta de empregos e quando surgem possibilidades de trabalho, ninguém aparece".
O autarca acredita que esta situação se deve ao facto de em Portugal "as pessoas não aceitarem qualquer emprego, porque se criou a sensação de bem-estar oriunda de um passado recente".


in JN

1 comentário:

  1. Sr.º Caro Presidente da Câmara Povoa de Varzim, eu sou coveiro há 26 anos, e quero deixar aqui o meu testemunho, para já o ordenado é um insulto para quem trabalha e as gorjetas do que o Sr. fala é uma grande mentira, se as pessoas neste pais mal tem para comer quanto mais dar gorjetas ao coveiro, os governantes deste país deviam pagar pelos serviço um justo ordenado esta visto que não é qualquer um que o faz, em condições profissionais e com consciência com a dor dos familiares dos falecidos. Que esta profissão esta mal vista pela pessoas como o Sr., ser efectuadas por pessoas de baixo nível, alcoólicas, sem caracter e sujeitas a tudo, mas também não é verdade eu sou prova disso.
    Boa sorte fique bem…
    Temos de Mudar de Mentalidade!!!

    ResponderEliminar

Obrigado pelas SUAS palavras!