quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Internet v. Inteligência

Estudo conclui que utilizadores do Internet Explorer são menos inteligentes

Um estudo recente sustenta que os internautas que usam o Internet Explorer são, tendencialmente, menos inteligentes. A polémica conclusão surge na sequência da comparação dos resultados de testes de QI e browsers usados por mais de 100.000 pessoas.
De acordo com a análise levada a cabo pela AptiQuant, embora a “relação encontrada entre a resistência à mudança/upgrade de software e as pontuações nos testes possam apresentar distorções em virtude de uma série de fatores”, os resultados permitem estabelecer uma relação entre a capacidade cognitiva dos utilizadores e a escolha do navegador.
Os responsáveis pela análise compararam os resultados obtidos na Escala de Inteligência para Adultos de Wechsler (IV), com o browser utilizado pelos respondentes para completar os testes de QI online.
“Um número significativo de indivíduos com pontuações baixas nos testes cognitivos usavam o Microsoft Internet Explorer, nas suas versões a 6 a 9″, observaram os técnicos, que embora não tenham encontrado “diferenças significativas entre os níveis de QI dos utilizadores do Chrome, Firefox e Safari”, notaram que estes eram, em média, superiores aos dos utilizadores do Internet Explorer.
Aqueles que usam o Opera, Camino e IE com Chrome Frame apresentaram ainda uma média “ligeiramente superior” aos outros participantes na análise, o que, segundo os responsáveis pelo estudo, ajuda a sustentar a tese de que o nível de QI e o browser usado estão relacionados.
Os investigadores acrescentam ainda que os dados obtidos nesta análise foram comparados com outros recolhidos em 2006, num estudo de natureza semelhante, mas não publicado. Na altura, a média do nível de QI dos utilizadores que usavam então a versão corrente do IE era “significativamente superior” à observada entre aqueles que usam a atual, o que os leva a concluir que “muitas pessoas de QI elevado estão a mudar do IE para outros browsers”.


in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!