segunda-feira, 11 de julho de 2011

Terra com 7 mil Milhões

Fasquia de sete mil milhões de habitantes deve ser atingida este ano

A população mundial deverá ultrapassar a fasquia dos sete mil milhões este ano, mais do dobro dos habitantes de há 50 anos, um crescimento que aumenta as preocupações sobre como alimentar todos e com a sobrecarga para os recursos naturais.
No Dia Mundial da População, que se assinala segunda-feira, são recordados os alertas dos especialistas para a disparidade existente entre a subida da população e a capacidade de resposta da natureza às necessidades cada vez mais exigentes dos cidadãos.
Em 2010 viviam cerca de 6.934 milhões de pessoas na Terra e a Organização das Nações Unidas prevê que dentro de 50 anos a população chegará aos nove mil milhões, sendo em África que o crescimento é mais acelerado.
A organização ambientalista WWF já chamou a atenção para o desperdício de recursos devido ao consumo desenfreado, realçando que, a continuar assim, dentro de pouco tempo serão necessários dois planetas e meio para responder às solicitações.
As características da população alteraram-se e está mais acentuada a diferença entre os países desenvolvidos e aqueles em vias de desenvolvimento.
Nas nações mais ricas, a população envelhece, resultado da quebra da natalidade e da subida da esperança média de vida. Nos países mais pobres, os bebés continuam a nascer ao mesmo ritmo.


in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!