segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Maratona com 100 Anos


Completou maratona com 100 Anos


Um homem de 100 anos de idade terminou uma maratona, em Toronto, no Canadá, no passado domingo. Fauja Singh não ganhou, mas completou o trajecto e é o mais velho de sempre a correr a prova. Veja o vídeo.

Nasceu na Índia rural, em 1911, e só se lançou nas corridas depois de se mudar para Inglaterra, após da morte da mulher e do filho. "Diz que ninguém o obriga a fazê-lo. É um desejo dele", referiu Harmander Singh, treinador e tradutor de Fauja, à CNN. "Queria fazer uma corrida quando tivesse 100 anos e esse dia chegou", acrescentou.

O corredor, apelidado de "Tornado de Turbante", ao completar o percurso, de 42 quilómetros, tornando-se no atleta mais velho a terminar uma maratona. Singh começou a correr aos 89 anos e já completou um total de oito maratonas.

Fauja Singh terminou a maratona com quase seis horas de diferença do vencedor, o queniano Kenneth Mungara, de apenas 38 anos. O centenário já detinha o recorde mundial do grupo de mais de 90, ao completar a mesma corrida com 92 anos, em 2003.

A Associação de Estatísticas em Corridas de Estrada já havia reconhecido Singh como o mais velho corredor de maratona, quando participou numa prova com 93 anos. Contudo, para a organização do Livro dos Recordes do Guinness Dimitrion Yordanidis, que completou a maratona de Atenas, em 1976, com 98 anos de idade, era o mais velho de sempre a correr os 42 quilómetros da prova.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!