terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fumar canábis faz reduzir o QI


Fumar canábis faz reduzir o QI

Um estudo provou que os adolescentes que fumam canábis com regularidade acabam por prejudicar permanentemente a sua inteligência, divulgou o jornal ‘The Telegraph’ na segunda-feira.
Investigadores concluíram que os consumidores de droga que começaram a fumar na escola tinham um quociente de inteligência (QI) mais reduzido na idade adulta. Além disso, são propensos a problemas de concentração e de memória.
As pessoas que começaram a fumar canábis, com grande regularidade, durante a adolescência, mas que pararam de consumir em adultos, não recuperaram por completo os seus poderes mentais, segundo a descoberta de King's College, em Londres, e Duke University, nos EUA.
O estudo incidiu em mil pessoas de Dunedin, na Nova Zelândia, nascidas em 1972 ou 1973.
Foi pedido aos participantes que respondessem a algumas perguntas sobre o seu consumo de canábis, quando tinham 18, 21, 26, 32 e 38 anos. O seu QI foi testado aos 13 e aos 38 anos.
Também foi perguntado a um amigo próximo ou a um familiar sobre problemas de atenção e memória do consumidor.
Um em 20 admitiu que começou a consumir canábis antes dos 18 anos.
A professora Terrie Moffitt, do Instituto de Psiquiatria KCL, contribuiu para o estudo e disse que os "utilizadores persistentes", que começaram a consumir na adolescência, reduziram oito pontos de QI aos 38 anos, comparando ao QI que tinham aos 13 anos.
Terrie Moffitt acrescentou que "parar de consumir canábis ou reduzir as doses não pareceu contribuir para a restauração do funcionamento intelectual".
O estudo conclui que uma pessoa perde inteligência, passando a ter 71 por cento de pessoas que são mais inteligentes que estes consumidores.
"A investigação mostrou que o QI é determinante no acesso à universidade, no salário, no acesso a um bom emprego, no desempenho profissional, na tendência para desenvolver uma doença do coração, Alzheimer e morte precoce", disse a cientista.
Dez por cento das pessoas que começaram a fumar canábis aos 20 anos também perderam habilidades cognitivas quando ainda consumiam.
No entanto, se os indivíduos que começaram a consumir aos 20 anos deixaram a droga pelo menos um ano antes do teste de QI, aos 38 anos, verificou-se que os seus cérebros eram mais resilientes e que recuperaram a inteligência.
Por outro lado, Terrie Moffitt disse que os cérebros dos adolescentes pareciam ser "mais vulneráveis a danos e disrupção" do que os adultos.
in Correio da Manhã


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!