domingo, 24 de fevereiro de 2013

Trabalhar por turnos aumenta em até 41% o risco de doenças cardíacas


Trabalhar por turnos aumenta em até 41% o risco de doenças cardíacas


Horarios
Trabalha por turnos? À noite? É melhor começar a cuidar do seu coração. Uma análise de estudos realizados com mais de 2 milhões de pessoas revelou que funcionários que trabalham em turnos – e principalmente à noite – têm mais probabilidades de sofrer doenças cardíacas ou vasculares.

A pesquisa, publicada pelo British Medical Journal, comparou 34 estudos anteriores e chegou à conclusão de que pessoas que trabalham por turnos têm um risco 23% maior de ter um ataque cardíaco do que uma pessoa que trabalha no chamado horário normal. Para os que cumprem turnos à noite, esse número subiu para os alarmantes 41%.
A explicação, segundo os pesquisadores, está na condição socioeconómico desses trabalhadores e nos comportamentos não muito saudáveis que eles geralmente adotam, como ter um sono irregular e consumir alimentos pouco saudáveis.
Escalas prejudicam a saúde
Além disso, especula-se a relação entre os turnos de trabalho e o cancro. Isso poderia acontecer devido ao relógio biológico e à produção de hormonas, que acabam por ficar instáveis devido à falta de uma rotina.
Para o Dr. Peter Coleman, responsável pela pesquisa relacionada ao cancro, “já é sabido que trabalhar em escalas irregulares faz mal à saúde. Isso altera o relógio biológico e está frequentemente associado a um maior risco de tensão arterial alta, colesterol alto e diabetes, fatores que aumentam as chances de se ter um AVC”.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!