segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Colombiana carregava (sem saber) dentro de si um bebé há 40 anos

Colombiana carregava (sem saber) dentro de si um bebé há 40 anos


colombiana
Se for mulher e estiver com uma dor forte na zona abdominal, cuidado. Não vá ter um pesadelo! Foi o que aconteceu com uma colombiana de 82 anos. A sua dor era causada por um feto de 40 anos de idade alojado no interior do seu corpo.

Numa fase inicial foi-lhe diagnosticado um problema estomacal. Os médicos pensavam que ela tinha apanhado um vírus. Mais tarde, suspeitou-se de cálculos biliares.
Depois de ecografias e radiografias, os médicos perceberam o que de facto se passava: ela realmente sofria de  “litopédio”, ou bebé de pedra (de lito – pedra, e pedo – criança), que é quando um feto se desenvolve fora do útero da mãe e acaba calcificado no seu corpo.
São menos de 300 casos como este relatados na literatura médica. Em situações que o feto morre no corpo da mãe, geralmente o tecido desfaz-se e é absorvido pelo organismo da mulher, ou expulso. Porém, a calcificação, é um dos métodos de defesa do corpo contra corpos estranhos, e pode causar o fenómeno raro.
A colombiana passará por uma cirurgia para remover o feto, formado na sua maioria por tecido morto.
Já em 2009, a chinesa Huang Yijun, de 92 anos, também teve um problema idêntico e deu à luz a um feto de 60 anos de idade.
O primeiro caso relatado de litopédio foi de Madame Colombe Chatri, uma francesa de 68 anos de idade que carregava um bebé há 28 na sua cavidade abdominal, informação que só foi revelada na sua autópsia, em 1582.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!