quarta-feira, 28 de maio de 2014

Estacionamentos na Coreia do Sul têm lugares maiores para mulheres

Estacionamentos na Coreia do Sul têm lugares maiores para mulheres

estacionamento mulheres
A mais nova investida para tornar Seul (Coreia do Sul) a capital mais amigável para as mulheres alterou os estacionamentos da cidade. A partir de agora, elas têm vagas 20 centímetros maiores do que as vagas normais. A medida segue o exemplo de algumas cidades da China, Kuwait, Malásia, Indonésia, Áustria, Itália e Alemanha que também reservam vagas especiais para… mulheres!

O projeto sul-coreano inclui ainda melhoria das calçadas para que as mulheres possam transitar tranquilamente, mesmo usando saltos, instalação de mais 7 mil cabines de casas de banho (para mulheres) e a instalação de câmaras nas creches para que os pais possam monitorizar os seus filhos a partir do trabalho. Com esta medida, as autoridades esperam influenciar as mulheres a procurar trabalho.
As melhorias deverão ser feitas nos próximos quatro anos e prevê-se custarem pouco mais de 500 milhões de €.
Os espaços chamados “vagas para elas” são marcados com tinta cor de rosa e “ilustrados” por bonecos de saias no chão. Não está claro se os homens que estacionarem nas vagas destinadas às mulheres serão multados.
Cho Eun-hee, funcionária da Secretaria do bem-estar da família e da mulher, defendeu as medidas em entrevista ao “Korea Times”: “Quando uma mulher está feliz todo o mundo está feliz”.
As críticas à medida, chamada de paternalista e sexista, são muitas, mas as autoridades sul-coreanas consideram as vagas especiais um importante recurso para garantir mais segurança às mulheres. Os espaços estão localizados perto das lojas, onde há menos iluminação.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!