Um jovem que se apresenta no Facebook como Andre “Loki” Barbosa, tem 23 anos e, que segundo os média norte-americanos, é brasileiro, ganhou destaque nos noticiários dos EUA por, simplesmente, morar (sozinho) numa mansão avaliada em 2,5 milhões de dóalres (cerca 1,85 milhões de €) sem pagar nada. Segundo jornais, TV e sites, ele está sustentado por uma antiga e dúbia lei do Estado da Flórida, onde fica a casa, que permite que um indivíduo receba o título de posse de um imóvel depois de viver nele sete anos.
O jovem – que está a ser tratado como “posseiro” pela imprensa, vizinhos e a polícia – ocupa a mansão desde o ano passado e, com um título de “posse adversa” em mãos, tem conseguido manter-se no local. Pelo que tem sido repercutido, a lógica dele é a seguinte: já que a lei dá o direito de posse após sete anos, permite que se ocupe pelo tempo necessário para conseguir o direito.
A mansão, que pertence ao Bank of America, foi vendida a uma família em 2005. Sem poder pagar, entretanto, os antigos donos perderam o bem para o fundo que administrava a hipoteca. Desde então, a casa ficou desocupada.
Vizinhança incomodada
Os vizinhos do jovem – todos bastante ricos – não estão nada satisfeitos com a presença do “invasor”. Alguns reforçaram a segurança e outros já tentaram até comprar a mansão do Bank of America, segundo sites. O impasse judicial, entretanto, não permitiu até agora nenhuma ação de remoção do jovem. O banco divulgou uma nota informando que está ciente da situação e está a tomar as medidas possíveis, mas precisa agir com cautela, devido à questão legal envolvida.
A casa fica localizada na área nobre da Flórida conhecida como Boca Raton. A maioria das casas localizadas na rua da mansão está avaliada entre 1 e 3 milhões de dólares, segundo sites e TVs.
Seguidores
Detestado pelos vizinhos, Barbosa conseguiu, entretanto, conquistar fãs. No Facebook, já recebeu inúmeras mensagens de apoio, algumas com tom mais político, com referências à especulação imobiliária responsável por colocar a economia americana em crise, e outras mais despojadas, simplesmente a elogiar a audácia.
in Arco da Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!