segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Trabalhar menos pode ajudar a salvar a Terra do aquecimento global

Trabalhar menos pode ajudar a salvar a Terra do aquecimento global


aquecimento_global
Agora a ciência encontrou um motivo mais do que nobre para você trabalhar menos. Segundo uma teoria lançada pelo economista David Rosnick, se a jornada de trabalho no mundo fosse diminuída para 35 horas semanais, os níveis de poluição poderiam ser reduzidos em até 22%.

“A relação [entre horas de trabalho e poluição] é complexa e não é claramente compreendida, mas é possível compreender que ao baixar os níveis de consumo, mantendo o restante em uma constante, nós reduziríamos a emissão de gases”, afirma Rosnick.
Tornar o trabalho do mundo um pouco mais “europeu”, com mais dias de folga e menos horas trabalhadas por dia, poderia reduzir pela metade o aumento da temperatura global esperado para 2100.
O estudo apresenta algumas lacunas e precisa ser aperfeiçoado. Não há, por exemplo, como saber o que as pessoas fariam nos seus dias ou horários de folga. Dependendo da atividade escolhida, os níveis de carbono emitidos poderiam até aumentar.
Trabalhe menos, economize mais
Em 2008, uma experiência do tipo foi feita no estado norte-americano de Utah. Todos os escritórios do governo trabalhavam de segunda a quinta-feira, folgando às sextas. Ao longo de um ano, isso rendeu 13% de economia no uso de energia, deixou os funcionários mais felizes, mais comprometidos com o trabalho e o governo do estado economizou cerca de 5 milhões de dólares (cerca de 3,7 milhões de €).
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!