segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Qual é a melhor hora para tomar café?

Qual é a melhor hora para tomar café?


cafe
À pergunta/título uns responderiam: de manhã para acordar, outros depois do almoço para não dormir, outros ainda para dar uma energia extra no fim do trabalho. Ou até apenas café por café. De certeza que outros foram ainda mais longe e para eles(as): toda a hora é hora de café! Errado!

A maioria dos animais (onde os humanos se incluem) são guiados por ciclos circadianos, que funcionam como um relógio biológico que nos diz quando devemos comer ou dormir, por exemplo. É capaz de alterar nosso humor e comportamento do organismo. E também o modo como as drogas, tipo o café, entram no nosso corpo. A culpa é das hormonas, regulados por estes ciclos.
Quer ver só como funciona? Imagine um dia em que acorda louco(a) para tomar um café. Toma logo dois, às oito da manhã. E ainda assim não sente o efeito da cafeína. Isto tem uma explicação: geralmente entre oito e as nove da manhã, orientado pelo relógio biológico, o seu corpo produz muito cortisol, hormona relacionado ao stress. E isso deixa as pessoas num estado de alerta. Aí o café, que causa esse mesmo efeito, não faz a menor diferença. É como se o seu corpo criasse uma resistência à droga, já que ela não é necessária.
Portanto, os melhores horários para tomar café são aqueles em que os níveis de cortisol no corpo estão em baixa. Resumindo, fuja destes horários para beber café: entre as oito e as nove da manhã, entre as 12:00 e as 13:00 e entre as 17:00 e as 18:30, pois são, em geral, os momentos em que a hormona cortisol é produzida e libertada no nosso corpo em maiores quantidades.
Em qualquer outra hora (tipo às 10h ou às 14h), as chances de sentir os efeitos do café parecem maiores.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!