quinta-feira, 14 de julho de 2011

Banho alivia Solidão

Banho de banheira alivia a solidão

Enfrentar o abandono é mais fácil para quem tem banheira em casa. É o que diz o pessoal da Universidade de Yale, nos EUA. Eles constataram que, quanto maior é a solidão que se sente, mais banhos uma pessoa toma, e mais quente é a água que se usa. A água quentinha, neste caso, atua como substituta da companhia.
Um grupo de 400 voluntários, entre 18 e 65 anos, fez um diário dos seus “hábitos de banho”, onde anotavam como se sentiam antes e depois do banho. Apenas com estes addos já deu para verificar esta tendência. Tempos depois, os investigadores mediram os níveis de solidão de cada um enquanto eles seguravam bolsas cheias de água quente ou gelada, o que confirmou a ligação entre o calor físico e a sensação boa que as pessoas sentem quando estão ao lado de quem se gosta.
De acordo com o estudo, a associação é feita no cérebro durante a infância, e condiz com os resultados de uma outra pesquisa, feita no Canadá, que diz que as pessoas têm mais frio quando se sentem sozinhas. “Quanto mais solitário nós ficamos, mais tende a substituir carinho com calor físico”, dizem.


in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!