sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

QI é um mito, afirma estudo


QI é um mito, afirma estudo


aumente-seu-qi
Desde pequenos que nós aprendemos que uma pessoa inteligente tem um QI alto. No entanto, isso pode não passar de um grande mito. Segundo um estudo desenvolvido pela University of Western Ontario, no Canadá, o coeficiente de inteligência é incapaz de medir a capacidade geral de inteligência de um indivíduo.

O Dr. Adrian Owen, responsável pelo estudo, realizou testes online que envolveram 100 mil participantes, sendo alguns deles realizados dentro de máquinas de ressonância magnética, o que permite um acompanhamento detalhado do que acontece no cérebro durante as atividades, que envolveram habilidades como planeamento, memória, raciocínio e atenção.
Para Owen, “não existe algo como uma única medida para o QI ou uma medida para a inteligência geral.” A inteligência é algo muito mais complexo do que o que era previamente compreendido e é composta, segundo o pesquisador, por três fatores: raciocínio, memória de curto prazo e habilidade de linguagem. Assim, é impossível medi-la por meio de um único coeficiente.
Além de deixar claro a ineficiência do QI, o estudo pode concluir alguns outros pontos acerca da inteligência humana:
  • A velhice causa uma deterioração na memória de curto prazo, mas a habilidade de linguagem permanece intacta;
  • Fumadores têm a memória e a habilidade de linguagem comprometidas, embora o cigarro não afete a capacidade de raciocínio;
  • Pessoas que jogam vídeojogos têm uma memória de curto prazo e uma capacidade de raciocínio melhores que as dos demais;
  • Treinar o cérebro em certas habilidades é pouco eficiente.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!