Sentir raiva faz bem e emagrece
Esqueça a conversa de respirar fundo e contar até 3. Sentir raiva de vez em quando parece ser bom. E até faz emagrecer.
A começar pelo stress: a raiva diminui a concentração de cortisol (hormona do stress) no sangue. Parece contraditório? Mas foi o que aconteceu com 30 homens que participaram numa pesquisa da Universidade de Valência, na Espanha. Enquanto induziam os participantes a sentirem raiva, os pesquisadores analirasarm-lhe o cérebro e mediram os batimentos cardíacos, tensão arterial e os níveis de testosterona e cortisol.
Além de diminuir o nível de cortisol no sangue, o cérebro regista o momento de raiva no lado esquerdo do cérebro. E é por ali que passam as boas emoções – o lado direito é associado às lembranças ruins -, e ainda desencadeia uma sensação de proximidade (como se você estreitasse os laços com alguém), que te deixa mais feliz.
Agora, investigadores das universidades da Pensilvânia, Duke e Colorado, nos Estados Unidos, mostraram a um grupo de pessoas vídeos sobre relacionamentos. Metade assistiu a uma história de amor incestuoso que causou raiva e indignação entre eles, enquanto outra parte acompanhou o amor de um casal convencional.
Enquanto viam os vídeos, todos ganharam um copo de leite com chocolate. E quem se irritou com a história de incesto bebeu um terço menos que os outros.
Segundo a pesquisa, a raiva faz perder o apetite. “A exposição às violações morais reduz o consumo de comida, e destaca uma verdade psicológica na observação metafórica que violações morais ‘deixam um gosto ruim’ na boca de alguém”, explica Cindy Chan, uma das autoras do estudo.
in Arco da Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!