segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dieta da mulher mais velha do mundo surpreende médico

Dieta da mulher mais velha do mundo surpreende médico

Emma Morano, considerada como a "Avó da Europa", vai fazer 117 anos no dia 27 de novembro. Com uma dieta singular, a italiana é a última pessoa conhecida que nasceu antes de 1900.
Em maio, Emma Morano tornou-se na mulher mais velha do mundo, depois da morte da norte-americana Susannah Mushatt Jones, que morreu com 116 anos e 311 dias.
Martina Luigia Emma Morano nasceu a 27 de novembro de 1899 e já explicou que o segredo da sua longevidade é evitar medicamentos, beber "grappa" (aguardente italiana) e, sobretudo, comer três ovos por dia.
Sofrendo de anemia, quando tinha 20 anos - logo após a Primeira Guerra Mundial - Emma Morano foi aconselhada por um médico a comer três ovos por dia, crus ou cozidos. A italiana seguiu escrupulosamente esta dieta e, provavelmente, já comeu mais de 100 mil ovos.
A viver em Verbania, cidade no norte da Itália, Emma continua a seguir uma dieta alimentar que os nutricionistas não recomendariam.
Segundo o seu médico de família, Emma sempre comeu poucos legumes e pouca fruta. "Quando a conheci, comia três ovos por dia, dois crus de manhã e uma omelete ao almoço. Ao jantar, comia frango", conta. Agora, "come muitos biscoitos e não quer comer carne, porque alguém lhe disse que provocava cancro", acrescenta.
Emma viveu independente até aos 115 anos. Agora, passa a maior parte do tempo na cama e precisa de uma pessoa para cuidar dela a tempo inteiro.
Para o médico de Emma, que a visita semanalmente, o segredo da longevidade é, no entanto, principalmente genético - a mãe morreu aos 91 anos.


In JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!