terça-feira, 29 de junho de 2010

21 anos e pesa 25 Kg

Jovem de 21 anos pesa 25,5 quilos

Lizzie Velasquez, uma estudante de 21 anos, no Texas (EUA), come de 15 em 15 minutos e pesa aproximadamente 25,5 quilos, tendo quase zero por cento de massa gorda.
O problema médico de Lizzie é tão raro que só existem três casos conhecidos no Mundo. A jovem consome entre cinco mil a oito mil calorias diariamente mas não ganha peso.
"Como pequenas porções de batatas fritas, doces, chocolate, pizza, frango, bolos, donuts e gelados o dia todo e fico muito chateada quando me acusam de ser anoréctica", diz Lizzie.
A sua mãe, Rita, diz que os médicos não faziam ideia como Lizzie tinha sobrevivido, uma vez que nasceu com oito meses e tinha pouco fluido amniótico a protegê-la no útero.
Os médicos não sabiam o que diagnosticar à bebé e por isso prepararam os pais para a possibilidade de Lizzie poder ter problemas de locomoção e da fala, pelo que dificilmente teria uma vida normal.
Contrariamente ao que os médicos esperavam, o cérebro, ossos e órgãos internos de Lizzie desenvolveram-se normalmente, embora tenham descoberto que cegou da vista direita aos quatro anos.
O caso da jovem norte-americana tem fascinado médicos de todo o Mundo e tem sido estudado por Abhimanyu Garg, professor da Universidade do Texas, que acredita que Lizzie possa ter um síndroma de progeróide neonatal que causa envelhecimento precoce, perda de peso na cara e no corpo e degeneração dos tecidos.
É difícil prever o futuro de Lizzie mas esta já tem planos: ”Quero fazer a diferença na vida das pessoas e mostrar-lhes que podem ultrapassar tudo se tiverem força, optimismo e sentido de humor.”
Lizzie é também co-autora de um livro sobre as suas incríveis experiências. Prevê-se que a obra seja lançada em Setembro, ficando disponível na loja de comércio online Amazon.

In Correio da Manhã


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!