quinta-feira, 3 de junho de 2010

Papagaios Bêbados

Praga de “papagaios bêbedos” surpreende Austrália

Os cientistas ainda não conseguem explicar o fenómeno, que não é novo, mas que há muito não se via com tanta intensidade: muitos papagaios têm aparecido na região de Palmerton, Austrália, como se estivessem embriagados, surpreendendo pela desarticulação dos seus movimentos, incapacidade em voar, adormecimento inesperado e até protagonistas de quedas inexplicáveis das árvores.
Vários veterinários têm analisado o fenómeno, que está a ser interpretado como uma reacção das aves a uma substância tóxica que existe num alimento habitualmente consumido pelos papagaios nesta altura do ano. No entanto, o caso está a verificar-se em muitas centenas de aves, o que antes nunca acontecera.
“Parece que estão ébrios. Caem das árvores porque é como se tivessem perdido a coordenação, saltam e não atinam com os ramos”, diz Lisa Hansen, cirurgiã do Hospital Veterinário de Palmerton, citada pelo ’20 Minutos’.
Os papagaios parecem estar doentes e têm de receber uma compota com fruta para normalizarem os movimentos. Há casos de aves em Palmerton que tiveram de ser internadas vários dias em unidades de cuidados intensivos.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!