Americana que recebeu transplante de cara já sorri
A norte-americana foi atingida por um tiro de espingarda disparado pelo marido que a tentou assassinar em 2004. Durante vários meses respirou e comeu através de um tubo
Connie Culp, 47 anos, foi a primeira pessoa a receber um transplante total do rosto nos Estados Unidos.
Após dois anos de constantes intervenções cirúrgicas, Connie já consegue sorrir, comer alimentos sólidos e conversar.
A norte-americana confessa que a família se aproximou depois da nova face. "Nós estamos mais próximos do que nunca", disse Culp. "É horrível dizer isso sobre minha família, mas é verdade."
A operação para transplantar a face de uma pessoa falecida para o corpo de Connie Culp durou 22 horas e foi realizada na Cleveland's Clinic pela cirurgiã Maria Siemionow.
A norte-americana esperou quatro anos por um dador compatível que permitisse reconstituir 80% da sua face. A operação de transplante do rosto implicou a transferência de ossos, músculos, nervos, pele e vasos sanguíneos.
A história de grandes intervenções cirúrgicas em rostos começou em 1994, com a reimplantação do rosto da indiana Sandeer Kaur, uma menina que na altura tinha 9 anos. A primeira operação foi feita pelo cirurgião Abraham Thomas.
Transplantes de rosto como o do espanhol Óscar são feitos desde 2005, quando uma equipe da Universidade de Lyon realizou a primeira cirurgia deste tipo em Isabelle Dinoire em novembro de 2005.
Até julho de 2010, já foram feitas pelo menos 12 intervenções, duas delas transplantes totais, nos quais as faces foram substituídas por completo.
in Visão
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!