segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Não come nada há 18 anos


Jovem não come nada há 18 anos

Os médicos ingleses estão a investigar uma doença rara que afecta Muhammad Miah. O jovem não come nada há 18 anos e alimenta-se de forma artificial desde a infância.
Durante o dia, Muhammad Miah bebe um líquido acrescido de proteínas, hidratos de carbono, gordura, água, minerais e vitaminas. À noite, um aparelho bombeia nutrientes directamente para o estômago através de um tubo. O adolescente nem água pode beber: “A água precisa de ser fervida ou mineral. Caso contrário o meu estômago não aceita, é muito sensível”.
Muhamad sofre de uma doença rara – pseudo-obstrução intestinal -, que afecta entre 12 a 15 crianças em toda a Grã-Bretanha. O organismo perde toda a capacidade de processar de forma normal os alimentos durante a digestão.
O especialista Nikhil Tharpar, do Instituto de Saúde Infantil da University College of London, defende que a Medicina tem de compreender melhor esta doença, para encontrar a terapia certa. “Nós só conseguimos controlar os sintomas e os tratamentos só permitem que pacientes como Muhammad sobrevivam. Mas não conseguimos oferecer nenhuma cura”, afirma o médico.
“Estas crianças são muito corajosas, apesar de tudo. Vivem com uma péssima qualidade de vida, estão sempre a entrar e a sair do hospital todas as semanas. Vivem no limite”, lamenta Nikhil Tharpar.
Ainda assim, Muhammad é forte e olha para o lado positivo do seu caso. “Às vezes acho que sou mais saudável que as outras pessoas. Quando penso em todas as porcarias que as pessoas comem… pelo menos, eu não engordo”, afirma, explicando que nunca sente fome: “As minhas refeições são tão bem cronometradas, que eu não sinto fome. E quando me sinto mal, também não tenho fome. É algo normal para mim”.
in Correio da Manhã

2 comentários:

Obrigado pelas SUAS palavras!