quinta-feira, 29 de março de 2012

Congressista expulso por usar Capuz


Congressista americano expulso por usar capuz 

O congressista Bobby Rush foi expulso nesta quinta-feira da Casa dos Representantes, câmara baixa do Congresso dos EUA, quando estava a falar no plenário sobre a morte de um adolescente negro. Isto porque o democrata do Illinois resolveu cobrir a cabeça com um capuz, o que viola as regras de conduta.
No seu discurso em Washington, Bobby Rush insurgiu-se contra o "preconceito racista" que leva jovens negros a serem vistos como uma ameaça. "Usar capuz não faz de ninguém um bandido", disse o congressista, antes de ser retirado da Casa dos Representantes.
No momento em que Rush retirou o casaco e puxou o capuz do blusão que trazia vestido, o republicano Gregg Harper, que presidia aos trabalhos, lembrou-lhe que estava a fazer algo proibido e teria de ficar com a cabeça descoberta. Como o aviso foi ignorado, o congressista acabou por ser retirado do plenário.
Trayvon Martin, de 17 anos, foi abatido a tiro por um vigilante branco em Sanford, na Florida, quando envergava um capaz, originando uma onda de protestos a nível nacional na qual também se envolveu o presidente dos EUA. Barack Obama chegou a dizer que o adolescente poderia ser seu filho.
O autor do disparo fatal alega que agiu em legítima defesa, pois Trayvon tentou atacá-lo.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!