terça-feira, 24 de abril de 2012

Mulheres reclamam 'direito a fazer Xixi'


Mulheres reclamam 'direito a fazer xixi'

"O direito a fazer xixi". É este o título de uma campanha lançada por uma Organização Não Governamental em Bombaim, da Índia. O objectivo é denunciar a degradação das cinco mil casas de banho públicas da cidade, que afecta sobretudo as mulheres.
Os activistas denunciam o mau estado dos sanitários públicos mas também a discriminação de que são alvo as mulheres, uma vez que são obrigadas a pagar para urinar enquanto os homens nada pagam.
"Cada vez há mais mulheres a trabalhar fora de casa, mas a maioria evita ir à casa-de-banho devido à sujidade. São obrigadas a aguentar, com o todo o stress que isso provoca, além do risco de sofrer infecções", afirmou, citada pelo El Mundo, a activista Minu Gandhi, da ONG Apnalaya.
A ONG exige que as casas de banho sejam limpas, a sua utilização passe a ser gratuita e que sejam equipados com máquinas com toalhitas, tal como as que existem para preservativos.
"Na Índia, as mulheres têm reservados 33 por cento dos lugares nos transportes públicos. Por que não existem casas de banho públicas com a mesma filosofia", disse Gandhi.

De acordo com o último recenseamento da população indiana, existem retretes em menos de metade das casas e a classe política reconhece que a defecação em céu aberto é um dos principais problemas do país.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!