Indemnizado por ter ficado com alergia ao cheiro das pipocas
O americano Wayne Watson recebeu uma indenização equivalente a R$ 15 milhões, no último dia 19, após alegar ter adquirido alergia ao odor artificial de pipocas d
e micro-ondas. A doença irreversível, apelidada de "popcorn lung", deixa cicatrizes e dificulta a saída de ar do pulmão. No tribunal do estado do Colorado, Watson ganhou uma ação contra a fabricante Gilster-Mary Lee Corp. e o supermercado The Kroger.
Durante dez anos, o americano comeu cerca de dois pacotes de pipoca por dia. O problema, que se manifestou em 2007, possivelmente ocorreu por causa da inalação excessiva de diacetil - uma substância natural que é utilizada para dar sabor amanteigado aos alimentos. "Eu provavelmente pareço ser um homem com muita saúde. Mas eu tenho, em um bom dia, apenas 53% da minha capacidade pulmonar", disse em entrevista à ABC News.
Para o júri, os fabricantes deveriam inserir alertas no rótulo dos pacotes afirmando que o produto pode emitir substâncias tóxicas para inalação. "Eles achavam que nenhum consumidor poderia ser exposto a isso a ponto de fazer diferença. Então eles jogaram os dados e perderam", disse Watson. O veredicto é o último de uma série de casos bem-sucedidos, inclusive entre agricultores que ficaram doentes.
A empresa processada foi responsabilizada por 80% dos danos, enquanto o mercado, apenas 20%. O americano já havia entrado anteriormente na Justiça contra a FONA International pelo mesmo motivo. Sobre o valor da indenização, ele afirma que irá doar parte a instituições de caridade, mas que com certeza não comprará mais pipoca de micro-ondas.
in Pop
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!