terça-feira, 4 de setembro de 2012

O homem mais forte do mundo


O homem mais forte do mundo

Aos 11 anos media 1,82 e pesava 90 quilos. No recreio da escola, os amigos atiravam-se para as suas costas só para ver com quantos ele aguentava. Mais tarde, a sua força bruta começou a fazer estragos. 

Num jogo de basquetebol, na adolescência, fracturou os ossos faciais de um adversário que embateu no seu cotovelo; noutra disputa de bola, a vítima saiu com as costas partidas. “Não é que eu jogasse sujo, nem sequer estava a esforçar-me muito”, recorda o norte-americano, detentor do título de O Homem Mais Forte do Mundo. 

Nascido em Fort Lupton, uma povoação de Denver, nos EUA, com apenas oito mil habitantes, nada fazia prever que Brian Shaw se tornasse num colosso. O pai mede 1,82 m e a mãe 1,80. Actualmente com 30 anos, Shaw ultrapassa os dois metros de altura e pesa 195 quilos. 

Apesar da corpulência, quem o conhece diz que é “muito calmo e doce” e tem uma voz suave e baixa. Os amigos acham que a postura meiga é uma forma de compensar o medo que causa com a sua aparência. 

Até chegar à idade adulta Shaw era só um tipo enorme. Um artigo publicado recentemente na revista New Yorker situa o momento de viragem numa convenção de saúde e bem-estar, em Las Vegas, ocorrida em 2005, quando tinha 23 anos. A dada altura, Shaw aproximou-se de uma tenda onde se exibiam antigos aparelhos de levantamento de peso. Um deles era o histórico haltere de Thomas Inch, o britânico que no início do século XX foi considerado imbatível. Durante as suas performances, Inch oferecia uma quantia equivalente a 15 mil euros actuais a quem conseguisse levantar os 79 kg da barra, que tinha uma zona para agarrar muito grossa, o que dificultava mantê-la segura. De então para cá, poucos conseguiram levantá-la, mas Shaw foi capaz.

O proprietário da tenda, uma marca de material de fitness, recorda o que se passou a seguir: “Ele ficou ali, com um olhar sem expressão”, contou à New Yorker Richard Sorin. “Como se dissesse: ‘O que é que isto tem de difícil?’” Sorin correu atrás dele, por entre o público. Quando o encontrou, perguntou-lhe: “Consegues fazer aquilo outra vez?”. Shaw respondeu-lhe: “Claro que consigo.” O empresário percebeu que tinha ali um achado. 

Três meses depois ganhava a primeira competição e passado um ano tornava-se profissional. Desde então, levantou 450 kg de peso, deslocou durante vários metros camiões gigantes e até um avião C 130. Em 2011, por fim, tornou-se o primeiro homem a vencer duas provas da competição O Homem Mais Forte do Mundo, no mesmo ano. 

in Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!