sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Descoberta nova obra de Picasso oculta sob outra tela


Descoberta nova obra de Picasso oculta sob outra tela


Um minucioso restauro realizado pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque permitiu localizar uma nova obra do pintor espanhol Pablo Picasso, descoberta por debaixo de outro dos seus quadros, intitulado "Mulher a passar a ferro".
Na obra original, correspondente à etapa azul do pintor, aparece uma mulher a passar a ferro, mas o restauro do quadro permitiu descobrir por debaixo uma figura masculina, de cabeça para baixo.
Os resultados obtidos graças a este restauro, que foi liderada pela principal curadora do museu nova-iorquino, Julie Barten, permitirão "melhorar" a bibliografia e saber mais sobre os métodos de trabalho de Picasso.
O quadro "Mulher a passar a ferro" foi doado em 1978 ao Museu Guggenheim pelo colecionador alemão Justin Thannhauser e é, desde então, um dos quadros mais apreciados, atualmente exibido na mostra "Picasso Branco e Preto", aberta ao público até 22 de janeiro.
Um porta-voz do Guggenheim disse à agência noticiosa espanhola EFE que, de momento, ainda não há pormenores sobre a identidade da pessoa que aparece no novo quadro, uma pintura que está a ser investigada.
Desde os primeiros estudos realizados ao quadro "Mulher a passar a ferro", em 1989, os conservadores e historiadores de arte tinham suspeitado que por detrás desta obra, terminada em 1904, o pintor podia estar a esconder alguma coisa.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!