segunda-feira, 11 de março de 2013

Músico só descobre o sucesso 40 anos depois


Músico só descobre o sucesso 40 anos depois


sixto_rodriguez
A história deste artista é tão inacreditável que parece mentira. Um pouco despercebido no meio do desfile de atores/atrizes e outras estrelas da cerimónia dos Óscares 2013, “Searching For Sugarman” um documentário musical também saiu da festa vitorioso. Provavelmente nunca ouviu falar no filme ou no seu personagem principal, o cantor Rodriguez (Sixto Rodriguez)…

Rodriguez é um descendente de mexicanos nascido no Michigan (EUA). No início dos anos 70 ele lançou dois belos discos que não venderam nada apesar da sua inegável qualidade. Como acontece nesses casos ele foi dispensado pela editora, terminou a sua carreira artística e passou a trabalhar como pedreiro para fazer face às despesas e criar três filhas.
O que ele não sabia é que na África do Sul, na altura dominada pelo Apartheid, os seus discos tornaram-se popularíssimos entre a juventude branca descontente com o sistema político do país. Por lá Rodriguez era tão popular quanto os Rolling Stones e Elvis Presley.
Na época anterior à web, os sul-africanos, que viviam sob o apartheid e isolados das principais correntes da cultura pop por conta da censura interna e das sanções internacionais, não tinham ideia de que Rodriguez estava a “definhar” no anonimato noutro lugar. O próprio cantor agravava a situação, procurando viver o mais discretamente possível. Havia inclusive uma série de teorias e boatos – a mais curiosa dizendo que o cantor se havia matado em pleno palco após ser vaiado.
“Searching For Sugarman” conta então a história deste caso de amor entre os sul-africanos e o artista e na busca empreendida por alguns fãs obcecados em tentar descobrir quem era ele e qual havia sido o seu destino.
O auge do filme acontece em 1998 quando o cantor enfim é encontrado – graças à internet – e faz uma digressão consagradora pela África do Sul. Ou seja, mesmo após seu regresso, foram preciso mais de dez anos para a sua história finalmente se tornar mais conhecida.
Os realizadores também tentaram, sem sucesso, descobrir onde foi parar todo o dinheiro gerado com as vendas dos discos do cantor, já que o músico nunca viu um tostão de direitos de autor.

Este ano de 2013 Sixto Rodriguez passa por Portugal.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!