quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fornecedora da Apple não contrata pessoas tatuadas nem com menos de 1,5 metros de altura

Fornecedora da Apple não contrata pessoas tatuadas nem com menos de 1,5 metros de altura


PegatronA empresa Pegatron sedeada em Taiwan (uma das subcontratatda da Apple) é acusada pela organização China Labor Watch de contratar menores, violar o direito das mulheres e fornecer péssimas condições de trabalho aos seus funcionários. Além disso, a empresa também é acusada de discriminação – que ocorre antes mesmo de uma pessoa ser contratada para trabalhar lá.
É que, para se tornar um empregado da Pegatron, o candidato deve cumprir uma série de requisitos. A determinação de alguns deles é crime em diversos países, incluindo na própria China. Mesmo assim, até agora o governo chinês não se posicionou sobre o caso.
Veja abaixo alguma das exigências, alguma insólitas, para se tornar funcionário da Pegatron:
  • Não ter nenhuma tatuagem:
Segundo o relatório do China Labor Watch, os candidatos são obrigados a ficarem nus e passarem por vistorias em locais públicos e na frente de muitas pessoas para que a empresa se certifique que eles não possuem nenhuma tatuagem. Os exames são feitos em dois momentos diferentes.
  • Ter menos de 35 anos:
A fábrica contrata apenas funcionários entre 16 e 35 anos.
  • Não estar grávida:
A Pegatron não aceita funcionárias que estejam grávidas. Mas o que acontece se engravidar depois de ser contratada? Bem, um Power Point exibido pela empresa aos novos empregados explica: “funcionárias mulheres que engravidarem fora do casamento ou violarem a política de planeamento familiar não podem receber licença de maternidade”.
  • Não ter um cabelo diferente:
A empresa não contrata ninguém com “estilos ou cores de cabelo não usuais”.
Para chegar a essas informações, o China Labor Watch afirma ter realizado “investigações secretas” nas fábricas da Pegatron entre março e julho, além de se ter reunido com mais de 200 trabalhadores. A fornecedora da Apple é acusada de violar 86 direitos dos trabalhadores.
A Apple já foi objeto de críticas no passado pelas condições nas fábricas das suas fornecedores na China após reconhecer que um de seus principais contratados, a taiuanesa Foxconn violou os direitos de seus trabalhadores e inclusive empregou 500 menores de idade.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!