quarta-feira, 31 de julho de 2013

Oficinas espanholas construíam Ferrari e Aston Martin falsos

Oficinas espanholas construíam Ferrari e Aston Martin falsos


A Polícia Nacional de Espanha desmantelou duas oficinas de automóveis de Valência que transformavam veículos de gama média em automóveis luxuosos de marcas como a Ferrari e a Aston Martin. Os veículos eram depois vendidos através da Internet por valores que rondavam os 40 mil euros quando o preço real ronda os 200 mil euros.
Na sequência da operação policial foram detidos oito elementos da organização, cinco em Valência e três em Madrid, que estavam especializados no fabrico e alterações integrais dos automóveis utilizados como matéria prima para serem convertidos em automóveis de luxo.
Foram também apreendidos um total de 19 veículos, 17 falsos Ferraris - cópias dos modelos F430, F430 Spider e F458 - e duas imitações de Aston Martin.
Os detidos tinham duas oficinas em Algemesi e Albalat dels Sorells, Valência, onde os próprios fabricavam as peças em fibra de vidro para transformar os automóveis. Os símbolos das marcas eram fabricados por encomenda numa loja habitual.
Em algumas ocasiões, face à impossibilidade de falsificar algumas peças, importaram-nas de Inglaterra ou através de encomendas à própria fábrica da Ferrari.
O aspeto final dos automóveis, tanto interna como externamente, incluindo o motor, simulava quase na perfeição os modelos legítimos das marcas
Os compradores sabiam que se tratava de falsificações dos originais que adquiriam por valores que rondavam os 40 mil euros, um preço bastante inferior ao de mercado. De acordo com as autoridades espanholas, em algumas ocasiões a organização construiu os veículos a pedido do comprador.
A investigação teve origem numa denúncia do representante espanhol da Ferrari que detetou a venda através da Internet de um automóvel que violava os direitos de propriedade industrial.
Está a ser investigada agora a procedência dos veículos utilizados como matéria prima e a validade e trâmites dos respetivos documentos, assim como as inspeções técnicas efetuadas aos veículos.

in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!