segunda-feira, 23 de maio de 2011

California obrigada a Libertar

Califórnia obrigada a libertar milhares de presos

O Estado norte-americano da Califórnia vai ser obrigado a libertar milhares de presos, que podem ser mais de 40 mil, por causa das sobrelotação e das condições degradantes das suas prisões.
A decisão foi do Supremo Tribunal dos Estados Unidos, por uma votação renhida: 5-4, conta o Los Angeles Times.A maioria dos juízes considerou que a sobrelotação tem causado "sofrimento e morte desnecessários" e que é preciso libertar prisioneiros para que haja condições dignas.Anthony M. Kennedy, um dos juízes da maioria que decidiu a libertação, disse que as prisões da Califórnia deixaram de obedecer "ao mínimo dos requisitos constitucionais", dando o exemplo de 200 homens que vivem num ginásio, ou mais de 50 a partilharem uma só casa de banho.
A taxa de suicídio nas prisões da Califórnia é 80% superior à média nacional.Já os juízes Antonin Scalia e Samuel A. Alito Jr., que se opõem à decisão, consideram que esta "talvez seja uma das mais radicais sentenças saídas de um tribunal na história dos Estados Unidos" e que se está a "jogar com a segurança" dos cidadãos.


in Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!