quarta-feira, 11 de maio de 2011

Filhos de Osama processam Obama

Filhos de Bin Laden vão processar Obama pela morte do pai

Os filhos de Osama Bin Laden contestam a legitimidade dos EUA na operação militar da qual resultou na morte do pai e equacionam abrir processos contra a Administração norte-americana no Tribunal Criminal Internacional e no Tribunal Internacional de Justiça.
Numa carta que foi publicada no New York Times, pedem à Organização das Nações Unidas que abra um inquérito para determinar o porquê de se ter optado pela morte a sangue frio e não pela prisão. Utilizam o exemplo do processo que resultou na morte de Saddam Hussein, o ditador iraquiano foi preso, julgado e condenado à morte.
Na missiva, a família exige saber o porquê «de um homem desarmado ter sido morto e não preso e levado a tribunal, para que a verdade fosse revelada às pessoas de todo o mundo».
O jornal norte-americano publicou o texto assinado por Omar Bin Laden, um filho de 30 anos que, apesar de ter vivido com o líder da Al-Qaeda no Sudão e no Afeganistão, sempre condenou os ataques deliberados a civis em que o pai esteve envolvido.
O filho do líder terrorista faz questão referir que sempre discordou do pai e que sempre lhe fez saber que «deveria alterar a forma pela qual procurava atingir os seus objectivos», «pois os civis nunca deveriam ser atacados».
De qualquer das formas, Omar Bin Laden avança que está a juntar um grupo «eminente» de advogados e juristas para o ajudarem no processo. Caso a administração Obama não responda à missiva em 30 dias, Omar tomará «as acções necessárias», sendo que tal significa abrir processos no Tribunal Criminal Internacional e no Tribunal Internacional de Justiça.


in Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!