sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bode Hermafrodita


Bode hermafrodita dá leite como as cabras

Um bode destacou-se como macho exemplar de um rebanho nos arredores de Coimbra, mas o dono descobriu depois que o animal é hermafrodita e também dá leite como as cabras.
Filho de uma cabra alpina, raça geralmente generosa na produção de leite  de qualidade, o chibo foi uma aposta de Amândio Inácio, de 51 anos, que possui um rebanho de 104 ovelhas e 11 cabras.
Um dia, quando estava a ordenhar as cabras, Amândio Inácio, verificou que o bode se abeirava dele, como que a interpelá-lo numa atitude estranha e dócil. "O animal fechava os olhos e punha a cabeça nos meus ombros", disse o pastor.
Além dos testículos, como qualquer macho normal da sua espécie, o bode tem ainda duas tetas, uma mais desenvolvida do que a outra e cheia de leite. "Vi então que tinha um teto inflamado", contou o proprietário, que começou a "tirar-lhe o leite periodicamente" para evitar os problemas de mobilidade do animal. O leite é lançado directamente no solo.
O macho é agora motivo de galhofa e curiosidade das pessoas. O leite do animal, "a olho nu, é igualzinho ao leite das cabras", mas o pastor nunca o mandou analisar.
Segundo o veterinário Fernando Delegado, "o hermafroditismo é vulgar" entre os caprinos,  sendo mesmo esta uma das espécies "em que é mais frequente". No entanto, o fenómeno "geralmente não é tão desenvolvido" como no bode dos campos do Mondego. O investigador já telefonou a Amândio Inácio, pedindo-lhe para não abater o animal, pois poderá haver interesse no seu estudo.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!