quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Fim ao turismo de Marijuana


Holanda quer acabar com 'turismo da marijuana'


O Governo holandês quer acabar com o chamado "turismo da marijuana", proibindo os cidadãos estrangeiros que visitam o país de consumir a substância nas famosas 'coffeeshops'. Apenas os holandeses e estrangeiros residentes na Holanda poderão fazê-lo
Segundo a nova lei, as actuais 'coffeeshops' serão transformadas em clubes privados, limitados a um máximo de dois mil membros que terão que ser, obrigatoriamente, holandeses ou cidadãos estrangeiros residentes no país. Estes locais serão totalmente vedados a turistas.
O projecto começará a ser implementado em Janeiro no Sul do país, junto às fronteiras com a Bélgica e a Alemanha e, até 2013, deverá aplicar-se ao resto do país, anunciou Charlotte Mensen, porta-voz do Ministério da Justiça.
Os proprietários das 'coffeeshops' já reagiram: "Se isto avançar, terei que fechar portas. Se um holandês tem o direito de fumar um 'charro', um estrangeiro também deve tê-lo", disse, em declarações ao jornal "El Mundo", Miranda de Bruin, proprietária de uma 'coffeeshop' em Roterdão, onde trabalham dez funcionários.
A proprietária explicou também que o seu negócio está implementado numa área onde cerca de 80% das pessoas são de nacionalidade estrangeira, o que a obrigaria a pedir documentação a todos os clientes para saber se seria legal atendê-los.
Por sua vez, um responsável da Fundação Pró Canabis, Derrick Bergman, considera que a medida do Governo é uma forma de discriminação sobre os cidadãos estrangeiros e acabará por fomentar o comércio ilegal da marijuana. Dessa forma, frisa Bergman, deixará de ser possível controlar a qualidade do produto.
 
in JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!