quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Retiraram 30 de Dezembro


Ilhas Samoa alteram o calendário e excluem o dia 30 de Dezembro


Samoa é um pequeno país da Oceania, situado entre a Nova Zelândia e o Estado norte-americano do Havai, que acaba de tomar uma decisão radical: o país não terá o dia 30 de Dezembro, saltando directamente da noite do dia 29  para a manhã do dia 31.
A decisão foi tomada pelo Governo como uma forma de incrementar as trocas comerciais com a Austrália, Nova Zelândia e a generalidade das nações asiáticas.
A estratégia, no mínino estranha, passa por fazer uma correcção no fuso horário do país. De acordo com a cadeia de televisão CNN, Samoa está a apenas 32 quilómetros da Linha Internacional da Data, uma longitude imaginária usada para marcar a mudança de data, sempre que é cruzada por um navio ou um avião.
O traçado desta linha foi definido por razões geopolíticas e económicas e ficou estabelecido há quase um século. Naquela altura, Samoa decidiu ficar a leste da linha, como os Estados Unidos, de modo a facilitar o relacionamento e as trocas comerciais com os norte-americanos.
No entanto, actualmente, a realidade é outra e a maioria dos negócios é feita com a Austrália, que está do lado ocidental da linha. Este facto faz com que os dois países, embora muito próximos geograficamente, estejam separados, temporalmente, por quase um dia inteiro. Ou seja, Samoa está a efectuar a maior fatia do seu comércio internacional com um país adiantado 21 horas.
Com a mudança de amanhã, Samoa e Austrália ficarão mais próximos no fuso horário (a diferença será de apenas três horas), o que deve eliminar os transtornos para as transações comerciais.
Na prática, a primeira mudança para Samoa será no reveillon. O país deixará de ser um dos últimos acelebrar a chegada do novo ano, para ser um dos primeiros.
in Arco da Velha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!