quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Gémeas com duas Cabeças


Gémeos siameses com duas cabeças

Dois gémeos siameses nasceram na pequena localidade de Anajás, no estado brasileiro do Pará, com duas cabeças e duas colunas, mas partilham coração, pulmões, fígado e bexiga. Os médicos dizem que só podem tentar salvar um deles. 
As primeiras informações davam conta de que a mãe, Maria de Nazaré Cardoso, de 23 anos, tinha dado à luz um bebé com duas cabeças, e milhares de pessoas correram ao hospital de Anajás para ver a criança.
No entanto, num hospital de Belém, capital do estado, para onde mãe e filhos foram transferidos, os médicos verificaram que, de facto, se tratava de dois bebés que dividem órgãos vitais mas têm cérebros diferentes, ou seja, são, na realidade, duas pessoas distintas.
Tanto ginecologistas quanto obstetras afirmam que a separação dos corpos é praticamente impossível, o que torna a situação ético-legal muito complicada. "Se tivermos de retirar uma das cabeças, o único procedimento possível, e os dois cérebros estiverem a funcionar, como vamos escolher qual deles retiramos?", interroga-se um dos médicos.
in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!