Parece que é verdade: o “veneno” aproxima as pessoas. Se perguntar a um grupo de amigos porque é que eles são amigos, eles provavelmente vão dizer que gostam das mesmas coisas e das mesmas pessoas. Mas desgostar das mesmas pessoas também é um fator muito importante. É o que aponta um estudo feito nas universidades de Oklahoma e do Texas (EUA).
Primeiro, os pesquisadores colocaram os participantes a lembrarem-se de como nasceram as suas amizades mais duradouras (e a maioria tinha sido ao compartilhar opiniões negativas sobre os conhecidos em comum). Depois, perguntaram sobre como eles agiam em relação às outras pessoas quando estavam com os três amigos mais próximos (e a tendência mais forte era falar mal do pessoal ao redor.
Por fim, propuseram um teste que mostrou que se você conhece uma pessoa que faz as mesmas ressalvas que você sobre o comportamento das outras pessoas (“ela fala alto demais”, por exemplo), as chances de você gostar dela são maiores. “Não é que nós gostemos de não gostar das pessoas”, diz uma das autorasdo estudo, Jennifer Bosson. “É que nós gostamos de conhecer pessoas que não gostam das mesmas pessoas”, explica.
in Arco da Velha
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelas SUAS palavras!