terça-feira, 16 de outubro de 2012

Airbag para Ciclistas

Airbag para Ciclistas

Em caso de acidente, o motorista de um carro conta com diversos dispositivos de segurança como a própria carroceria e, em modelos mais modernos, airbags para ajudar na absorção de impacto. Já no caso de um ciclista, ele fica mais vulnerável, principalmente se não estiver usando capacete.

Pensando nisso, engenheiros suecos desenvolveram um dispositivo similar ao airbag do carro, e que, de acordo com seus criadores, não necessita do uso de um capacete. Chamado “Hövding”, o produto é uma espécie de colar que consegue detectar movimentos bruscos (como uma batida ou quando o ciclista é arremessado) e, utilizando um sistema de gás, infla uma espécie de bolsa ao redor da cabeça do condutor da bicicleta.
O equipamento, que estava sendo desenvolvido há seis anos, é capaz de ativar o airbag em uma fração de segundos, com a ajuda de um sistema de acelerômetro e giroscópio, e ainda contra com uma espécie de “caixa-preta”, que armazena dados dos últimos 10 segundos a partir do momento do acidente.
No site da empresa, há mais informações do produto (em inglês), além de um canal no YouTube que mostra o produto em ação. À venda na internet para alguns países, o Hövding sai por R$ 1.220 reais, porém o preço deve diminuir caso o produto seja produzido em massa.
in G1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!