terça-feira, 15 de abril de 2014

Mulher acordou em 2013 a pensar que estava em 2002

Mulher acordou em 2013 a pensar que estava em 2002 

Já pensou o que será acordar e não se lembrar dos últimos 11 anos da sua vida? Sabrina Velasco acordou sem reconhecer a casa, o marido e os filhos. 

Sabrina Velasco estava em julho de 2013 mas acordou a achar que estava em maio de 2002. A brasileira de 32 anos não se lembrava dos últimos 11 anos da sua vida. O problema é que em 2002, Sabrina era casada com outro homem, não tinha três filhos nem vivia na casa onde agora vive. Segundo os médicos, a mulher estava com amnésia dissociativa. Sabrina é empreendedora responsável por projetos sociais e na noite anterior à perda de memória, deitou-se indisposta. O que ninguém estava à espera é que no dia seguinte, a mulher de Rafael Velasco acordasse sem se lembrar dele. "A Sabrina que tinha voltado era uma Sabrina completamente diferente da pessoa que eu conhecia", desabafou o marido em declarações ao site brasileiro 'G1'. Já no centro de saúde local, Sabrina repetiu sempre: "Estamos em maio de 2002". Mais tarde, a empreendedora contou também ao 'G1': "Na minha cabeça estava com 21 anos". A mulher perguntava por Vinicius, o seu primeiro marido, e não mencionou nunca o nome de dois dos seus três filhos. A brasileira recordava apenas o primeiro, com 3 meses de idade em 2002.   Na manhã de julho de 2013, a morada atual era também desconhecida para Sabrina. "Ela ficou assustadíssima e queria sair de casa", recorda a mãe da brasileira, Doris Campos. Foi no Hospital das Clínicas de São Paulo, que os médicos descobriram que Sabrina estava sob uma amnésia dissociativa. Nesta situação, a pessoa perde a capacidade de recordar momentos da sua vida pessoal. Este problema está associado a acontecimentos traumáticos ou stressantes, que o doente teve de enfrentar. A pessoa pode levar horas, dias ou anos, a regressar ao estado normal. A psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adriana Fizman, explicou que na origem da amnésia dissociativa está um "trauma emocional muito intenso, vivido principalmente na infância, adolescência. O stress, a má alimentação, a falta de sono podem desencadear uma doença cardíaca ou ataques de pânico. No caso de Sabrina, fez com que ela adoecesse desta forma". Sabrina confirmou que no passado sofreu um abuso sexual e que passou por algumas perdas violentas. Aos poucos, Sabrina foi recuperando a memória. "Eu dizia ao Rafa: 'Estou a lembrar-me de mim grávida e do nosso casamento.' E fiquei muito emocionada!". O casal teve por isso de começar de novo: "Ele teve de fazer de tudo para eu me apaixonar de novo porque eu não o aceitava de forma alguma". Cerca de 5 meses depois do primeiro dia de amnésia, a memória da mulher regressou na totalidade, a 30 de Dezembro do ano passado. "Comecei o ano de 2014 em 2014", confirmou Sabrina.  

in Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!