segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eremita há 20 Anos

Celidónio é eremita há 20 anos e não sabe que país vai a votos

Há meses que a crise, as legislativas e a troika fazem parte do dia da ida dos portugueses, menos do de Celidónio dos Santos que vive como um eremita, em Bragança, sem sequer saber que vai haver eleições.
“Quando as temos e eleições a quê? Destas é que não sabia”, foi a reacção deste homem com quase 76 anos, que vive sozinho numa quinta, num local ermo de Babe, a poucos quilómetros da cidade de Bragança.
Soube pela Lusa que a 5 de Junho há eleições legislativas antecipadas e do contexto que levou a este desfecho e ao pedido de ajuda externa sabe apenas que “querem tomar conta de nós”.
“Agora se é mentira, não sei”, rematou.
Celidónio vive sem luz, sem água canalizada e o único contacto que tem com o mundo é um rádio a pilhas que “já muito que não o liga” porque “anda sempre agarrado à enxada”.
Com uma grande ligação à quinta que construiu pedra a pedra arrastadas por si para fazer muros e suportes, há 20 anos que vive assim, numa casa inacabada, isolado num ermo, onde até um veículo todo o terreno tem dificuldade em chegar.
A sua companhia são quatro burros no rés do chão da casa, um cão e enxames de abelhas que coabitam com ele num amontoado de colmeias colocadas numa das três divisões do piso superior da casa, entre fardos de palha.


in Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelas SUAS palavras!